Além dos dados alarmantes em relação à violência, a Polícia Civil também revela crescimento no número de condutores flagrados embriagados. Em quatro meses foram 34 casos, número três vezes maior que o apurado no mesmo período do ano passado. A maioria dos bêbados são homens entre 20 e 35 anos.
Perigoso trânsito urbano
Contando com uma das maiores frotas de veículos automotores do País, o trânsito na capital goiana é dos mais desordenados. Por isso, tendo em vista o constante perigo motivado pela indisciplina de um sem número de motoristas e motociclistas, o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), a Superintendência Municipal de Trânsito e o Batalhão de Trânsito da PM (Batran) devem voltar suas atenções para combater os graves problemas do tráfego em Goiânia.
Armando acioli
A exemplo do que ocorre em outros grandes aglomerados urbanos, como São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Brasília, Goiânia também enfrenta uma série de transtornos na geografia do trânsito. Entre estes devemos registrar os seguintes: excesso de velocidade, embriaguez, sinalização deficiente, imprudência e veículos sem manutenção periódica. Quantos acidentes, inclusive fatais, acontecem em face de alguns desses fatores.
O excesso de velocidade e a embriaguez são as duas principais causas de mortes no trânsito, sobretudo quando o volante está nas mãos de jovens mal-educados e irresponsáveis. O usuário de drogas ilícitas também é irresponsável, seja na direção de automóveis ou de motocicletas. Daí porque é impositiva uma vigilância constante dos órgãos de trânsito no sentido de prevenir e sanar essas distorções na viação urbana de Goiânia.
Quanto à sinalização é imperioso que o prefeito Iris Rezende, via Superintendência Municipal do Trânsito, amplie e aprimore o sistema nas ruas e avenidas de Goiânia. Aliás, o titular da SMT, coronel Paulo Sanches, já cogita de melhorar o modelo de sinalização horizontal, vertical, luminoso e eletrônico.
Na verdade, ainda há muito por fazer para aperfeiçoar os diversificados meios de sinalização ao longo da geografia da capital goiana. Exemplificando: há cruzamentos de alto risco em numerosos bairros que não têm semáforos ou outra forma de sinalização. Em ruas estreitas e de mão única há motoristas e motoqueiros que não respeitam o limite de velocidade horizontal (50 ou 40 km/h) e passam a 80 km/h. Se não há fiscalização na área, seria o caso de se colocar lombadas de cimento, já que as eletrônicas são mais onerosas, embora a construção de viadutos seja muito mais ainda.
Se há muitas ruas e avenidas com sinalização rarefeita, em contraposição há outro tanto onde ela existe em demasia, inclusive por meio eletrônico, conforme se observa, por exemplo, ao longo das Avenidas Mutirão, Independência e 85. Ainda que necessária, a sinalização eletrônica tem mais a finalidade de multar do que propriamente a de educar. As faixas destinadas a pedestres devem ter maior presença nas vias da cidade. Conforme se pode observar, só os motoristas e motoqueiros sem educação não as respeitam, o mesmo acontecendo com motoristas do transporte coletivo, caminhoneiros e outros veículos pesados.
Para que o nosso trânsito seja mais disciplinado e condizente com os foros de civilidade e humanismo, os governos, através dos órgãos especializados, precisam e devem incentivar as campanhas educativas. No caso específico de Goiânia, onde é espantoso o índice de acidentes com mortes, ora provocados por motoristas irresponsáveis, ora por motociclistas que trafegam em zigue-zague em todas as vias da capital, as campanhas educativas não podem ser subestimadas. Essas campanhas são determinadas pelo próprio Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Por sua vez, como a BR-153 corta a capital goiana, também cumpre ao Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit) o dever de construir viadutos em vários trechos dessa rodovia federal. Já foram construídos os que dão acesso a diversos bairros, entre os quais Jardim Bela Vista, Parque das Laranjeiras, Alto da Glória, Riviera, Jardim Novo Mundo e Palmito. Os moradores do Conjunto Caiçara, Santo Hilário, Vila Pedroso, Vila Moraes e de outros bairros da região já fazem apelo ao Dnit para a construção de um viaduto nas imediações da Agetop .
Afinal, agora mais do que nunca, se impõe uma intensiva ação integrada dos órgãos setoriais para corrigir e minimizar os descaminhos do perigoso trânsito de Goiânia.
Armando acioli é jornalista
ÍNDICE
FURTO DE CARROS
Grupo agia em casa de shows
Rosana Melo
David Marinho Alves, de 20 anos, André Carlos dos Santos, de 20, e Adriano Oliveira Morais, de 25, foram presos em flagrante por volta da 1h35 de sábado, nas proximidades da casa de shows Atlanta, no quilômetro 505,8 da BR-153, em Aparecida de Goiânia, onde teriam furtado 15 carros estacionados em ruas nos fundos da casa e na própria rodovia. Além dos três homens, um adolescente de 17 anos foi apreendido em flagrante pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), que fazia fiscalização a pedido da direção do estabelecimento.
Quando a prisão era feita pela PRF, cerca de 10 vítimas apareceram no local e confirmaram terem tido o carro arrombado e objetos furtados. Vítimas e acusados foram encaminhados para o plantão do 2º Distrito Policial, na Vila Brasília, que vai investigar se outras pessoas participam do grupo. Segundo denúncias de vítimas, além dos presos, haviam outros em um Fiat Uno.
DM/ GOIÂNIA - 23/04/2008
WANDA OLIVEIRA – A cada três horas, u veículo foi roubado ou furtado durante o feriado de Tiradentes em Goiânia. Oito carros, em média foram levados por dia de sexta a segunda feira. Ao todo, foram 36 ocorrências. Esses dois tipos de crimes contra o patrimônio aumentaram as estatísticas da polícia.